Soluções simples e inteligentes
em engenharia elétrica e
automação industrial.

Notícias

Intenção de consumo em SC apresenta alta de 2,2% em maio

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou em 2,2 ponto percentuais em Santa Catarina no mês de maio, na comparação com abril. Crescimento expressivo também na comparação anual (11%). Assim, a ICF alcançou neste mês o elevado patamar de 146,5 pontos (a escala vai de 0 a 200 pontos). Destaque para os bens duráveis como os carros e imóveis, que se encontra em bom momento.

Para a Fecomércio, esta expansão pode ser atribuída ao crescimento do emprego e da renda e também às novas facilidades de acesso ao crédito, medidas que vêm aumentando o otimismo das famílias de Santa Catarina principalmente em relação à perspectiva futura de consumo.

Emprego, renda e consumo atuais

A oferta de emprego cresceu 1,6% em maio, e 18,9% em relação ao mesmo período de 2011, chegando aos 154,9 pontos. A renda aumentou 1,2% e 11,7, no mesmo período. Aqui o patamar atingido foi de 157,6 pontos. E o nível de consumo atual teve incremento de 4,3% neste mês e de 13,3% na comparação anual, o que levou o indicador aos 113,1 pontos.

Acesso ao crédito

O acesso ao crédito, que no final do ano passado estava em patamar reduzido, apresentou forte recuperação e atingiu os 159,1 pontos em maio. Crescimento mensal de 3,7% e anual 1,3%.

Momento para duráveis

O indicador pelo qual estes bens são medidos é o maior dentro da ICF de Santa Catarina em maio. Está na elevada casa dos 180,2 pontos. Com crescimento mensal de 0,4% e anual de 3,9%. Na avaliação da Fecomércio o momento continua favorável para se investir nos bens duráveis.

Perspectiva de consumo

O indicador que aponta para as perspectivas mostra um futuro favorável ao consumo. O item ‘perspectiva de consumo' segue seu crescimento constante e registra alta também em maio: de 9,8%. Além do crescimento anual de 23,6%, que fez alcançar os elevados 156,1 pontos.

Fonte: Economia SC



Rua Estevan de Almeida, nº153
Lages - Santa Catarina
Ligue para nós: (49) 3222-7121

Amora Propaganda