Soluções simples e inteligentes
em engenharia elétrica e
automação industrial.

Notícias

Industriais de SC conhecem detalhes do Sul Competitivo

Durante reunião de diretoria da Federação das Indústrias (FIESC), empresários catarinenses conheceram detalhes do projeto Sul Competitivo, levantamento inédito realizado pela CNI, FIESC, FIEP e FIERGS que mostra que são necessários R$ 70 bilhões para investir em 177 projetos que podem destravar os nós logísticos e aumentar a competitividade dos três Estados. O projeto, que foi lançado no dia 28 de agosto em Brasília, inclui a integração internacional com países limítrofes.
Para acelerar a recuperação da infraestrutura de logística, no entanto, a proposta é que 51 destes 177 projetos sejam priorizados por gerarem maior competitividade para a região. A sugestão é que seja criada uma força tarefa entre governos, iniciativa privada e terceiro setor para garantir que esses projetos, previstos em oito eixos prioritários, sejam viabilizados no curto e médio prazo. Juntos, demandariam R$ 15,2 bilhões em investimentos.
"O grande diferencial é a priorização de investimentos. A ideia é criar um plano de ação conjunta para trabalhar na viabilidade dos projetos. O Sul Competitivo precisa de companhamento contínuo para dar resultado", disse Olivier Girard, diretor da Macrologística, consultoria contratada para fazer o diagnóstico. O estudo detalha os pontos em que a utilização está superior à capacidade e apresenta as áreas que devem ser priorizadas nos investimentos feitos em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos e dutoviários. O estudo também permite delinear qual a melhor forma de financiamento em cada caso: através do poder público, pela iniciativa privada ou a partir de Parceria Público-Privada (PPP).
BR-470: o superintendente do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos, informou que na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, será lançado o edital de licitação da obra de duplicação da BR-470 (Navegantes a Indaial). A obra faz parte dos 177 projetos que integram o Sul Competitivo, no eixo de integração rodoviário entre São Miguel do Oeste e Itajaí. Também será lançado o edital de licitação da obra de duplicação da BR-280 (São Francisco do Sul a Jaraguá do Sul).


Fonte: FIESC



Rua Estevan de Almeida, nº153
Lages - Santa Catarina
Ligue para nós: (49) 3222-7121

Amora Propaganda